terça-feira, 7 de junho de 2011

Saudade


Palavra idiomaticamente singular e sentimentalmente plural.

De acordo com nosso querido dicionário é um clássico exemplo paradoxal e de difícil decifra. É dada como sinônimo de memória ou recordação... De acordo com corações que amam calados é inexplicável. Uma mistura incompreensível de perda e ganho... Amor e dor... Angústia e Felicidade... é tempestade e calmaria... É profundo e profuso; intenso e passional... A palavra vem do latim “solitas” que quer dizer ‘solidão’. Nenhuma outra língua apresenta-a e lendas românicas dizem ser uma palavra que fora criada por deuses e a mesma é intraduzível; apenas compreensível. Uma empresa britânica, em meio a mil tradutores, apontou a palavra como sétima de mais difícil tradução no mundo!

A mais pura verdade é o conceito de intraduzibilidade. É de fato algo indescritível e sinceramente verdadeiro; corrói a alma e transforma nosso ser. Vem em meio à dor, vai-se em meio ao amor... Não pede licença, se aloja em nosso peito e reduz drasticamente nossos horizontes. É um paradoxo perfeito. Uma mistura sentimental que foge do entendimento humano. Sentir saudade é como sentir-se só em meio à multidão. É a saudade que faz você fugir dos rumos rotineiros da vida...Sentir saudade é lamentar-se sobre a distancia de alguém que já se foi e talvez não volte mais... Senti-la, por mais cruel e doloroso que seja, é um dom que é conferido apenas àqueles que são capazes de amar. Em contrapartida é um tormento para quem é forte o suficiente para suportá-la.  

Sente-se saudade de um irmão, sente-se saudade de um pai, de uma mãe, de um amigo, de uma comida, de um lugar, de um momento... Sente-se saudade do tempo... Tempo que você desperdiçou imaginando que poderia ser perfeito... Quando perfeição é um conceito relativo. Saudade . . Doce palavra triste capaz de determinar o estado físico e mental de uma pessoa; capaz, possivelmente, de reduzi-la a algo menor que o próprio ser. Transcende a tudo que é natural e proporciona noites mal dormidas regadas às lágrimas de uma dor incomensurável... Dias sem sol e noites em claro... Chuva que não molha...

Saudade faz da sua vida uma monotonia sem sentido... Faz você sair de dentro de si mesmo e voar longe para onde aquela pessoa está. Aquela pessoa que domina todas as horas do seu pensamento. Você pensa com quem ela está... como ela está.. Se está bem.. ou não.. Saudade é pura dor misturada a uma tímida esperança de “matar a saudade” e sumir desse mundo surreal. E, bem; a saudade que eu sinto é tão banal quanto qualquer outra. Eu sinto saudade do que se foi, sinto saudade de quem se foi... Sinto saudade de quem não veio... do que não tive... Sinto saudade do que deixei de ser e das chances que perdi. E é essa saudade amarga que me faz forte e justifica minha mágoa que carrego dentro de mim. E o pesar vem simplesmente por não ter conseguido ser forte... Por não ter sido certo... O pesar vem por não ter tido... Por não ter conseguido... O pesar vem e me faz forte, me estimula e fortalece! Me faz acreditar na força que tenho para mudar um pouco do pequeno espaço de mundo que me pertence.  

A saudade faz da minha dor a renovação da minha força.. Saudade de você.



Eu não poderia começar


um blog com a tua idéia,

sem me lembrar de você, né, baixinha.




Um comentário:

  1. Preciso falar algo?? Demorei para comentar aqui né?! eu sei, sorry.
    Não sei mais escrever, mas fico feliz que alguém ainda mantém isso *-*
    A mudança que você fez no texto foi o que deu toda a graça à ele.
    Eu te amo muuuito e sinto muito a sua falta nas tardes intermináveis *-*
    ;*

    ResponderExcluir

"FODA!"
"Perfeito, cara."
"Texto muito bom, tá de parabéns."

Essas são algumas sugestões para comentar aqui. Para contribuir com outras, contate: bsfrick@gmail.com